CIRURGIA DE COLUNA

ESPECIALIDADES - COLUNA

Os tumores que atingem a coluna vertebral podem ser primários (originados na coluna) ou secundários (metástase de tumor originado em outra parte do corpo) e são tratados pelo neurocirurgião. A cirúrgia dessas patologias envolve a retirada da lesão, muitas vezes é necessário também realizar uma corpectomia (retirada de um corpo vertebral) e por fim a estabilização da coluna com introdução de parafusos para manter a dinâmica da coluna vertebral. Todo o planejamento cirúrgico é feito no pré-operatório para escolher a melhor técnica e o material mais adequado para o procedimento.

A hérnia de disco é o deslocamento do disco intervertebral do seu local de origem e que podem comprimir a medula ou a raiz nervosa de algum nível da coluna vertebral. É mais comum acontecer a hérnia na coluna lombar e na cervical. Na grande maioria das vezes o tratamento é medicamentoso, repouso e fisioterapia e ao longo do tempo a hérnia tende a reduzir e os sintomas melhorarem. Quando há um déficit neurológico súbito como perda de força muscular, incontinência e dificuldade para andar, a cirurgia deve ser feita o quanto antes para retirada da hérnia e descompressão do nervo. Hoje as técnicas cirúrgicas envolvem a cirurgia endoscópica (uso de uma câmera) até microcirurgia.

A Sd. de Arnold-Chiari ocorre em pacientes em que fossa craniana posterior é menor em relação à população em geral e por este motivo as amídgalas (estruturas que compõem o cérebro) herniam, migram através do forame magno (abertura na base do crânio) e comprimem a medula espinal. Os pacientes cursam com dor, formigamento em braços e mãos, fraqueza muscular e perda do equilíbrio. A cirurgia visa descomprimir a fossa posterior e liberar a medula com a melhora dos sintomas.

A dor lombar pode ser multifatorial e apresentar-se de formas distintas. A dor localizada na porção lombar baixa é o tipo de queixa mais comum no consultório e muitas vezes está relacionada com má postura, sobrepeso, traumatismo, doença degenerativa. Quando a dor é referida pelo paciente que irradia para um ou ambos membros inferiores, é classificado como dor radicular e pode ser acompanhada ou não da dor lombar. Os tratamentos são diversos, voltados principalmente em resolver a causa da dor e podem ser auxiliados com uso de medicamentos analgésicos.

A dor cervical, como a lombar, também pode ser multifatorial e apresentar-se de formas distintas. A dor localizada na porção posterior do pescoço, muitas vezes está relacionada com má postura, uso excessivo do telefone celular, traumatismo, doença degenerativa. Quando a dor é referida pelo paciente que irradia para um ou ambos membros supriores, é classificado como dor radicular e pode ser acompanhada ou não da dor cervical. Os tratamentos são diversos, voltados principalmente em resolver a causa da dor e podem ser auxiliados com uso de medicamentos analgésicos.

O bloqueio da coluna, é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, com a introdução de pequenas cânulas na coluna, nos locais onde encontra-se o desgaste, degeneração e compressão do nervo para colocação de medicamentos e alívio da dor do paciente. Como não envolve corte e é um procedimento relativamente rápido e seguro o paciente tem condições de alta no mesmo dia do procedimento, com excelentes resultados no alívio da dor. Geralmente o bloqueio é feito na coluna lombar e cervical.

A artrodese é uma técnica cirúrgica em que são introduzidos parafusos na porção óssea da coluna vertebral para estabilização dinâmica. Geralmente os pacientes que cursam com dor, formigamento claudicação neurológica devido a doença degenerativa na coluna e que já esgotaram as alternativas de tratamentos não invasivos, têm indicação de realização de artrodese. As técnicas cirúrgicas envolvem a colocação dos parafusos através de incisão na região afetada ou através de técnicas menos invasivas como a colocação de cânulas com incisões menores.

A espondilolistese é o desnivelamento da coluna vertebral e pode ocorrer em múltiplos níveis e pode ser causado por doença degenerativa, trauma dentre outros e o paciente pode cursar com déficit neurológico, dor, fraqueza muscular, formigamento, geralmente nos membros. A correção da espondilolistese quando for indicado, pode envolver a colocação de parafusos por via posterior, substituição do disco intervertebral por uma prótese por via anterior (ALIF), dentre outras técnicas.

Os nervos periféricos conectam o cérebro e a medula espinhal a outras partes do corpo. A cirurgia dos nervos periféricos é utilizada para melhorar a função e minimizar dor de pacientes com patologias que envolvem os nervos como: lesão aguda, neuropatias compressivas, tumores da bainha neural. As técnicas geralmente envolvem a realização de enxertos com nervos sadios para assumir a função do nervo acometido, descompressão de nervo, retirada de fibrose no nervo, entre outras.